Clique e veja!

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Por que alguns animes despencam na Qualidade?!


Poisé, a Internet inteira tá caindo em cima e, claro, nós aproveitamos para criticar também... mas perceba que não é apenas crítica. Precisamos entender por que xavascas a qualidade da animação (não apenas de Dragon Ball Super, mas de animes em geral) variam de forma tão obscena.

Não é difícil achar críticas, memes, esculachos, gente rindo e apontando... o meu favorito é a abertura com um compilado das cenas toscas do episódio e o cara cantando a música do DB Kai (ou gemendo, sei lá).

E venhamos e convenhamos, ficou uma bosta mesmo... Mas será que não é exagero do povo?! Será que a Internet não tá escandalizando demais a parada?! Ficou ruim e tal, admito, mas algumas coisas devem ser levadas em consideração.

Vem comigo.

DEFENDENDO O EPISÓDIO 05 DE DRAGON BALL SUPER

A primeira coisa é que as "cenas polêmicas" são poucas (na maioria cenas de ação) e não dá pra exigir que cada frame seja uma Capela Sistina. Outra coisa, pouca gente sabe a real situação de quem trabalha com animação japonesa e não apenas no Dragon Ball, mas Hajime no Ippo e Saint Seiya - Soul of Gold também apresentam uma qualidade, no mínimo, questionável.

Pelo menos em alguns momentos e eu já havia falado disso.

Trabalhar com Orientais é bastante desgastante: Eles são extremamente obstinados e dedicados ao trabalho, um verdadeiro pesadelo Workaholic. Animes não são feitos pra divertir, mas pra gerar $$$, então rolam jornadas de trabalho exaustivas e de remuneração baixa.
Algo que não vai além de dois punhados de arroz ao dia e uma ida ao Karaokê, que é pra desestressar.

Recomendo ler Este tumblr para maiores detalhes.

Goku por diversos desenhistas que atuaram na produção de Dragon Ball Z. Eu gostei do Masahiro Shimanuki
Uma Gigante feito a Toei tem uma caralhada de equipes em vários projetos diferentes, o que explica o fato de haverem episódios cheios de adrenalina e super bem feitos, outros que parecem fruto do "talento" de um Orangotango com luvas de boxe.

E isso acontece com TODOS OS ANIMES QUE VOCÊ CONHECE, mas estamos enfatizando Dragon Ball. Se quiser uma lista de desenhistas do Dragon Ball Z recomendo este Post aqui.
Seiya por diversos desenhistas que atuaram na produção de Saint Seiya. Eu gostei do Masahiro e do Tomoko.
Se, para a Empresa, o Anime produz grana, a Produtora continua andando e, muitas vezes, fazendo aqueles embromation que matam os fãs de ansiedade (quem acompanha Naruto sabe). Mas nem sempre é assimq ue a banda toca e quando a grana não vem, ai amiguinho, a coisa fica feia e o anime sofre, e pode até encerrar de forma antecipada.

Quem for igual a mim e tiver seus 30 até 35 (anos, não centímetros) vai lembrar de casos como Shurato (Tenkū Senki Shurato no original) e Dragon Quest (fly, fly, fly...) onde o Anime definhou até ser encerrado (prosseguindo apenas no mangá). Existem, sim, meios de minimizar os gastos e dar aquela "maquiada" na qualidade da animação. O mais comum é optar por mais cenas estáticas (o que parece ser uma prioridade no Saint Seiya - Soul of Gold) ou mesmo diminuir na qualidade do desenho.

Alguns animes definham de tal forma que o famigerado Episódio 05 de DB Super parece mais uma super produção dos Studio Ghibli.


ESCULACHANDO O EPISÓDIO 05 DRAGON BALL SUPER 

Vegeta com duas mãos esquerda não rola, nem tente defender.
Pobre Vegeta, tendo duas mãos esquerda. Isso explica a sua falta de sorte.

Sério, mesmo que se aponte o curto momento onde a animação ficou comprometida, a qualidade caiu DEMAIS! Sério, isso é percebido em outros animes (antigos e novos), mas nada que chegue a tamanho despreparo.
Esse eu nem tenho vontade de fazer piada...

O Dragon Ball Absalon pode não ser a coisa mais bem feita do Mundo, devido ao padrão oferecido pela produção independente (ação, história, qualidade), me atrai mais do que o DB Super.

Outra coisa, pra que contar o que já foi contado no Battle of Gods?! Pra que reviver o Frieza?! E a porra dos SSJ de cabelo azul?! Qual a dificuldade em apresentar, de uma vez por todas, o Vegeta SSJ 3?!
Goku Super Sayajin "tropeço" nível 3
Quer dizer, tantas maneiras interessantes  de trazer de volta o bom e velho Dragon Ball...

CONCLUSÃO DOS FATOS

Como eu disse, animes são um meio rentável, comércio, a Toei não trouxe o Dragon Ball das catacumbas do esquecimento pra te deixar feliz, mas, SIM, Dragon Ball ainda gera dindin. Por isso que One Peace naõ para (pois envolve dinheiro)... e é por isso que Hunter X Hunter para (pois anda de acordo com a vontade de Yoshihiro Togashi, entenda como quiser). Deu pra entender?!

Eu prefiro acreditar que seja o caso de queda de qualidade por falha humana (se é que podemos qualificar assim) e não falta de grana mesmo, pois quero ver até onde essa história vai dar. Lembrando que o próprioDragon Ball Z tinha uns episódios cujo traço era cansado, fim de carreira.

Pra mim, o estrago que poderia ser feito na franquia já foi feito nos dois novos filmes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário