Clique e veja!

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Veja alguns Games que viraram mapas de Metrô


Metrôs são legais.

Não, ainda não cheguei a andar em nenhum, mas aquele ambiente levemente sinistro me lembra muito aquela maldita pegadinha no Metrô de Fortaleza, além de filmes tipo The Warriors (conhecido aqui como Selvagens da Noite).

Se você não viu The Warriors, faça um favor para você mesmo e vá logo ver.

Enfim, eu acabei falando desse filme e de metrôs, pois, além de muito desse filme (ele também ganhou um game pro PS2) se passar num metrô, hoje falaremos de um cidadão que trabalha customizando mapas de metrô.

Como?! Ele dá o layout de um Game ao mapa do metrô.

Veja 6 games do Nintendo transformados em mapas de Metrô
Matthew Stevenson é um artista que trabalha com essa estética em mapas de metrô, afinal, o próprio Stevenson reconhece que sempre frequentou metrôs onde mora (Washington) e começou esse trabalho com mapas e Games meio que sem querer. Em 1987, Stevenson e seu irmão conheceram um clássico dos 8 bits: Metroid e a porra de seus labirintos...
mapa metrô game dragon warrior
Mapa de Dragon Warrior

mapa metrô game final fantasy
Mapa de Final Fantasy


... não, eu não sei a reação dele ao saber da Samus. A questão é que o trocadilho Metrô e Metroid acabaram criando essa ideia de fazer um mapa do metrô de Washington baseado na estética do Metroid. Depois disso, muitos outros trabalhos vieram.
mapa metrô game legend of zelda
Mapa de The Legend of Zelda
mapa metrô game maniac mansion
Mapa de Maniac Mansion

Nesse exercício nostaugico, Stevenson criou mapas para o Metrô de Moscou (baseado no jogo Maniac Mansion),  metrô de Lisboa (baseado no jogo Dragon Warriors que é a versão ocidental do primeiro Dragon Quest), Metrô de Londres (baseado no jogo The Legend of Zelda) e no Sistema de Metrô de Tóquio (baseado no jogo Zelda II), além do Metrô de Nova York (baseado no jogo Final Fantasy). Se você curtiu o trabalho do cara, visite o site e compre alguma coisa.
mapa metrô game metroid
Mapa do Metroid

mapa metrô game zelda II
Mapa do Zelda II

Para esse tipo de trabalho, Matthew Stevenson prefere os mapas mais lineares, Games tipo Super Mário Bros são legais pracarái, mas são bastante complicados por causa dos níveis (Mundo 1-1; Mundo1-2, etc...). O fato do mapa ser visualmente simples, explica Stevenson, não significa que que sua complexidade seja baixa.

Falando em Super Mário Bros...

Mapa do Metrô de Nova York baseado em Super Mário Bros
Outro cara que se aventurou nessa coisa de customizar mapas de metrô se chama Robert Bacon, este criou este mapa customizado do Metrô de Nova York neste vídeo.
Além desse, Robert também trabalhou customizando mapas do sistema de transporte sobre trilhos de São Francisco ( Bay Area Rapid Transit System - BART para os íntimos).
De repente, deu uma vontade de andar de metrô.

Outras adaptações de Robert, usando esse mesmo layout, são dos metrôs de Atlanta, Washington, Chicago, Tóquio e outros. Se você se interessou e quer ver mais, acesse o site do cara e compre algo por lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário