Clique e veja!

domingo, 9 de julho de 2017

Como o Tordo virou símbolo de Rebeldia em "Jogos Vorazes"

Jogos Vorazwes Mockingjay

Então, faz tempo que não falo de The Hunger Games (ou Jogos Vorazes) por aqui... na verdade, a única vez que falei do assunto foi quando saiu o Trailer definitivo de Jogos Vorazes - A Esperança o Final.

Mas, porém, contudo, todavia, isso é um erro filhadaputamente insensato de minha parte, pois A-Do-Ro as aventuras de Katniss Everdeen e sua rotina de assassinar transeuntes nas Edições dos Jogos, enquanto tenta derrubar (entre um e outro encontro com Peeta ou Gale) o Presidente Snow de sua confortável situação de cuzão governante da Capital.

Resumindo, assim, nem parece que a a franquia é boa... mas Ela é. Pelo menos os Livros.Seja como for, hoje estou aqui pra falar de algo que, pelo menos pra mim, não ficou perceptível nos Filmes da franquia. A história do emblema do Tordo que Katniss ganha no primeiro filme, o Símbolo da Resistência contra a Capital, o "tapa na cara da Sociedade", hoje conheceremos mais sobre o Tordo.

Imagem retirada de https://pt.wikipedia
.org/wiki/Turdus_philomelos
Tordo, o pássaro


Eu poderia dizer, simplesmente, que o Tordo é um passarinho e ponto. Mas isso seria mó paia da minha parte, então, não farei você gastar sua franquia à toa, além do mais, é importante explicar o que é o Tordo pra você entender o assunto.

O Tordo é um pássaro da família Turdidae, natural da Europa, norte da África e Oriente Médio (só canto longe).

O Tordo, o Gaio Tagarela e a Rebeldia em Mockingjay


O Tordo entra na história ainda no primeiro Livro, quando Katniss conta sobre como seu Pai conseguia cantar e encantar todos os Tordos da Floresta com seu canto... mas há um problema aqui: O Tordo não é o pássaro que simboliza a resistência, mas trata-se de uma "adaptação" para o nome Mockingjay, um pássaro fictício.

O Mockingjay chegou com o nome de Tordo e é o resultado de um cruzamento proporcionado pela Natureza entre o Rouxinol (esse existe também) e o Jabberjay (Gaio Tagarela). A Capital usou Engenharia Genética para desenvolver um bicho chamado Jabberjay (Gaio Tagarela), pertencente ao Estado. Os Gaios Tagarelas eram Espiões, que conseguiam, depois de voltar para a sua "base", reproduzir qualquer conversa que escutavam.

Um belo dia, a população percebeu que havia "algo de podre" e resolveu conversar apenas informações falsas ou mesmo "miolo de pote", na intenção de confundir a Capital. Percebendo a barca furada, os Gaios Tagarelas (ah, eram todos do sexo masculino) foram abandonados.

Katniss e os Tordos


Vivendo nas Florestas (as mesmas onde Katniss costumava caçar com seu Pai e, posteriomente, com Gale), os Gaios Tagarelas começaram a se reproduzir acasalando com os Rouxinois, nascendo um híbrido capaz de imitar sons e cantos humanos: O Mockingjay... cujo nome veio traduzido como "Tordo".

Um comentário:

  1. Eu falo que a gente perde tanta coisa na tradução. Poderia ter deixado com o nome original. Ia ficar lindo.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir