domingo, 9 de julho de 2017

Como o Tordo virou símbolo de Rebeldia em "Jogos Vorazes"


Então, faz tempo que não falo de The Hunger Games (ou Jogos Vorazes) por aqui... na verdade, a única vez que falei do assunto foi quando saiu o Trailer definitivo de Jogos Vorazes - A Esperança o Final.

Mas, porém, contudo, todavia, isso é um erro filhadaputamente insensato de minha parte, pois A-Do-Ro as aventuras de Katniss Everdeen e sua rotina de assassinar transeuntes nas Edições dos Jogos, enquanto tenta derrubar (entre um e outro encontro com Peeta ou Gale) o Presidente Snow de sua confortável situação de cuzão governante da Capital.

Resumindo, assim, nem parece que a a franquia é boa... mas Ela é. Pelo menos os Livros.Seja como for, hoje estou aqui pra falar de algo que, pelo menos pra mim, não ficou perceptível nos Filmes da franquia. A história do emblema do Tordo que Katniss ganha no primeiro filme, o Símbolo da Resistência contra a Capital, o "tapa na cara da Sociedade", hoje conheceremos mais sobre o Tordo.

Imagem retirada de https://pt.wikipedia
.org/wiki/Turdus_philomelos
TORDO, O PASSARINHO

Eu poderia dizer, simplesmente, que o Tordo é um passarinho e ponto. Mas isso seria mó paia da minha parte, então, não farei você gastar sua franquia à toa, além do mais, é importante explicar o que é o Tordo pra você entender o assunto.

O Tordo é um pássaro da família Turdidae, natural da Europa, norte da África e Oriente Médio (só canto longe).

O TORDO, O SÍMBOLO DOS REBELDES

O Tordo entra na história ainda no primeiro Livro, quando Katniss conta sobre como seu Pai conseguia cantar e encantar todos os Tordos da Floresta com seu canto... mas há um problema aqui: O Tordo não é o pássaro que simboliza a resistência, mas trata-se de uma "adaptação" para o nome Mockingjay, um pássaro fictício.

O Mockingjay chegou com o nome de Tordo e é o resultado de um cruzamento proporcionado pela Natureza entre o Rouxinol (esse existe também) e o Jabberjay (Gaio Tagarela). A Capital usou Engenharia Genética para desenvolver um bicho chamado Jabberjay (Gaio Tagarela), pertencente ao Estado. Os Gaios Tagarelas eram Espiões, que conseguiam, depois de voltar para a sua "base", reproduzir qualquer conversa que escutavam.

Um belo dia, a população percebeu que havia "algo de podre" e resolveu conversar apenas informações falsas ou mesmo "miolo de pote", na intenção de confundir a Capital. Percebendo a barca furada, os Gaios Tagarelas (ah, eram todos do sexo masculino) foram abandonados.

Vivendo nas Florestas (as mesmas onde Katniss costumava caçar com seu Pai e, posteriomente, com Gale), os Gaios Tagarelas começaram a se reproduzir acasalando com os Rouxinois, nascendo um híbrido capaz de imitar sons e cantos humanos: O Mockingjay... cujo nome veio traduzido como "Tordo".

Um comentário:

  1. Eu falo que a gente perde tanta coisa na tradução. Poderia ter deixado com o nome original. Ia ficar lindo.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir