Clique e veja!

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Homenagem a Emerson Camargo

Emerson Camargo dublador de National Kid e Cavaleiro Dourado de Capricórnio em Saint Seiya Omega
Emerson Camargo - Foto retirada de
http://dublagem.wikia.com/wiki/Emerson_Camargo
Vendo o Tokudoc postou um vídeo super emocionante sobre Emerson Camargo. O Danilo (pense numa intimidade com o cara do Canal)  conta, de uma forma até emocionada (dá pra perceber no semblante dele), a trajetória de um dos maiores nomes da dublagem brasileira.

Certamente você, Oh Fã de animes e Cultura Pop/Nerd/Geek, já ouviu a voz do cara em algum momento da sua vida, mas (provavelmente) não se ligou/não sabe/não se interessou de ir atrás de saber quem é.

Emerson faleceu no dia 14 de abril de 2017 e, apesar da demora, nossa homenagem a um dos precursores da Dublagem no Brasil, além de ceder gentilmente sua voz para ícones como National Kid e tantas outras narrações em películas que tanto amamos.


Quem foi Emerson Camargo

 Uma coisa que o Danilo fala muito bem no vídeo é que, a maioria escalafobética das pessoas não sabe quem é Emerson Camargo e botar o nome dele, muito provavelmente ninguém saberá quem é. Mas, porém, contudo, todavia, se falar o nome das produções que trabalhou (e marcou pela dublagem), ainda assim a Pessoas só saberá da voz do dublador e não do dublador em si, tipo o que acontecia com o Lombardi.


Nossa, você não sabe quem é o Lombardi?!

Eu estou velho e decrepito...

Independente do quanto meu gosto questionável denuncia minha idade avançada, o que importa é que Emersom iniciou sua carreira no estúdo AIC (São Paulo), onde seu pai, Wolner Camargo, era Diretor. Anos depois, trabalhou em outros ramos até que voltou para a área de dublagem, agora no estúdio Herbert Richards (Rio de Janeiro).

Seu destaque no ramo da Dublagem foi para além dos bastidores e dublou personagens de franquias importantes como a primeira e a segunda dublagem de National Kid (dublou o próprio National Kid) e Daisuke Arashi em Ultraman, além do Capitão James Kirk na primeira dublagem de Jornada nas Estrelas e o Major Antony Nelson do seriado Jeannie é Um Gênio.

Entre outros trabalhos que os fãs dessa nova geração consumidora de Japão pode conferir, temos aí a voz de Emerson em Patrine, Samurai X, Esquadrão Especial Winspector, Saint Seiya Omega (dublou o Ionia de Capricornio), e outros. Você pode conferir uma lista muito legal dos trablahos de Emerson na página Dublapédia.

Isso eu tô passando bem por cima da trajetória de Emerson Camargo. Recomendo você ir no Canal do Tokudoc e conferir o vídeo dele sobre Emerson Camargo que ficou, realmente, muito emocionante e não é pra menos. Conhecer o trabalho de Emerson como dublador (tanto na dublagem em si quanto nos bastidores da dublagem) é, sem dúvida, conhecer a História da Dublagem no Brasil.

E SIM, sua falta será sentida e nossos sentimentos aos familiares de Emerson Camargo e, claro, nosso MUITO OBRIGADO por todo o seu esforço em deixar tamanho legado para a Televisão brasileira.

Descanse em paz e obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário