Clique e veja!

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Super Nintendo - Um Marco nos Games e na vida dos Fãs

Poisé, minha gente, hoje não trataremos das ultimas novidades dos animes, seriados e coisas do gênero. Hoje falaremos de um dos Consoles mais marcantes de uma geração e que, ainda hoje, promove euforia por onde ele passa.

O Super Nintendo.

Por meio dele, conhecemos Games que ainda hoje são sinônimos de Sucesso Inquestionável (Street Fighter, Super Mário, The Legend of Zelda, Rockman X e isso só pra dizer o básico) além de ser um dos protagonistas na disputa por cada Fã de video games, na Era de Ouro dos Games, visando o Topo do Mundo. Sem dúvidas, o Super Nintendo foi, um dos marcos na história dos jogos eletrônicos.

Tanto que foi relançado com uma caralhada de jogos na memória, isso fora o inédito Unholy Night nas prateleiras. E segundo o Wikipédia, no dia 30 de Agosto de 1993, o Super Nintendo era comercializado aqui no Brasil.

E SIM, volta e meia alguém chega com um Snes pra jogar algum jogo da franquia Super Mário (World ou Kart, basicamente) ou, Super Star Soccer ou Rockman X pra jogar.

Super Famicom (versão Japonesa) e o Super Nintendo (versão americana)
Super Famicom (versão Japonesa) e o Super Nintendo (versão americana)

UM POUCO SOBRE O SUPER NINTENDO


Recorte de jornal informando a chegada do Super Nintendo no mercado brasileiro
Jornal informando a chegada do Super Nintendo no mercado brasileiro - foto retirada de https://pt.wikipedia.org/wiki/Super_Nintendo_Entertainment_System#cite_note-snes_brasil-1
O Super Nintendo foi o Sucessor Oficial do Nintendo, cujo o nome é Nintendo Entertainment System (ou NES), o famoso Nintendinho 8-Bits. O nome original do Console no Japão é Famicom) e depois algumas empresas resolveram investir no Mercado com Consoles de 16 bits, tipo o Mega Drive e o TurboGrafx-16, para fazer frente contra o poder do Nintendo.

Assim iniciava a chamada 4ª Geração dos Consoles (1987-1996).

O Super Nintendo tem vários nomes, penso que seja por conta de suas várias datas de lançamento em diversos pontos do planeta. Contudo, seu nome original é Super Famicon (lembra que o Nintendo era o Famicom?!). O nome Famicom é a união de Family + Computer, ou seja o Famicom é o Computador da Família, um divertimento eletrônico pra família inteira.

E que divertimento!

O Super Nintendo no Japão e no Brasil

Lançado no Japão no finzinho de 1990 e precisou de alterações no sistema de Cores: Na Europa o sistema de cores do no Japão e Estados Unidos é NTSC, enquanto que na Europa, console obedece ao sistema PAL.

Super Nintendo - Goku e Vegeta jogando Super Nintendo
Sim, meu chapa, até os Sayajins mais fodas jogaram Super Nintendo


Já aqui no Brasil, o Console chegou apenas em agosto de 1993 pela Playtronic (em um empreendimento conjunto entre a Estrela e a Gradiente), representante da Nintendo aqui no Brasil naquela época. O investimento foi tamanho que a fabricação dos Consoles, por muitos anos, foi feita em Manaus mesmo, já atendendo o sistema de cores PAL-M.

O Super Nintendo na Era dos 32 bits

Este Console se mostrou um grande avanço tecnológico no quesito diversão eletrônica, tanto que quando o Mercado de games exigiu mais tecnologia e os Consoles migraram para os video games de 32 bits, o Super Nintendo ainda competia muito bem. Pra você ter uma ideia disso, enquanto Sega Saturn, 3DO e Playstation engatinhavam no Mercado dos Games, o Super Nintendo lançava (pela Rare Ltda.) o seu ultimo ataque: Donkey Kong Country.

CONCLUSÃO DE UM DEBATE SOBRE O SUPER NINTENDO

Quem viveu essa época, não pode negar que o Super Nintendo fez toda uma geração feliz por muitos anos e, como eu disse mais cedo, ainda há quem mantenha esse xodó muito próximo e leve na casa dos amigos pra uma e outra partida.

Toda uma geração se emocionou ao ver alguém, com muita dificuldade e rios e rios de dinheiro gastos, vencer o boxeador Balrog e encontrar o gigante Sagat (eu vivi esse momento). Toda uma geração de fãs do Rockman encontrou o sucessor X e seu irmão Zero em aventuras ainda mais futuristas. Toda uma geração ainda tem enraizada na mente aquele Riff de Top Gear.

Enfim, são tantos os motivos pra se comemorar a entrada do Super Nintendo no mercado brasileiro que sequer consigo enunciar todos sem me emocionar ou sem deixar algum de lado. Aproveite e me conte suas experiências com esse mito dos games aí nos Comentários, vamos manter esse diálogo pra trocar opiniões e saber mais da influência causada por este que é mais do que um divertimento eletrônico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário